“Uma ocasião especial é qualquer ocasião à qual a alma esteja presente”. Clarissa Pinkola Estés, em A Ciranda das Mulheres Sábias
Em minhas aulas noturnas na disciplina de Gestão de Pessoas costumava perguntar para os alunos antes de começarmos: “e aí, pessoal, quem já chegou?”. A intenção era descontrair um pouco, respirar fundo e preparar a cabeça para o último turno, cansada que estava minha audiência, uma vez que a maior parte trabalhava durante o dia. Essa mesma pergunta poderia ser feita a qualquer momento do dia atualmente, para pessoas no espaço de trabalho ou em seus momentos de folga e lazer. Sim, está cada vez mais difícil estarmos presentes em mente e corpo.
Percebendo essa tendência, os anúncios para vendas de cursos on-line estão mudando. Como frase de impacto para chamar atenção dos potenciais alunos-consumidores aparecem sentenças como “saia da armadilha do scrolling”, “use seu tempo a seu favor” ou simplesmente “pare de procrastinar”.
É nesse ponto que volto a lembrar da famosa frase de um querido cliente de coaching: “Ale, quando eu tiver um tempo, vou fazer um curso de gestão do tempo”…
O fato é que está cada vez mais difícil sermos donos de nossas horas, comandantes de nossos centros de interesse. Lembro há não tanto tempo atrás quando as pessoas reclamavam do excesso de panfletos na correspondência de casa. Depois, do excesso de spam na caixa de e-mails. E agora das centenas de propagandas e impulsionamentos que aparecem no feed das redes sociais.
Todos querem nossa atenção. E para sermos justos, tudo que queremos é gastar nossa atenção no que menos nos importa, o que costumávamos chamar de “entretenimento” e agora simplesmente assumimos: são hábitos que roubam nosso tempo, consomem recursos cognitivos e nos impedem de efetivamente fazermos o que precisamos (e queremos) fazer.
(…)
Recentemente fizemos na Conexão IE um treinamento sobre Comunicação e Relações de Confiança. A provocação para a turma de gestores foi simples: que tipo de situação estaria atrapalhando a assertividade e a comunicação efetiva entre as diferentes áreas da empresa? Em consenso, os líderes concordaram que muitos ruídos de comunicação ocorrem (1) pelos múltiplos canais de acesso – whats, e-mail, telefone, Teams – (2) pela facilidade de convocação de pessoas para meetings, o que gera um excesso de reuniões e (3) pelas mensagens que chegam a qualquer hora do dia, sempre exigindo resposta urgente. Ou seja, também nas empresas estamos trabalhando em maior intensidade, ocupados o tempo todo e com menos espaço para olhar o todo e refletir: essa viagem é mesmo necessária?
Assim é que nas reuniões, cada vez mais curtas e com mais pessoas que não precisariam estar nelas, as pessoas também estão disputando a atenção dos colegas. Que se possível ficam com outras telas por perto, tentando responder alguém que acabou de enviar uma mensagem… estando em qualquer outro lugar que não o espaço presente. E assim seguindo, como num scrolling contínuo, de uma interação para a outra, tendo muito pouco tempo para contribuir, aprender, refletir ou fazer.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |