Método DMAIC no desenvolvimento de IE

A abordagem DMAIC (definir - medir - analisar - melhorar - controlar) advinda do Six Sigma é utilizada na Conexão IE como forma de organizar as atividades de desenvolvimento de inteligência emocional. Esse trabalho também é conhecido como coaching emocional, quando dirigido a indivíduos ou coaching sistêmico, quando voltado a times organizacionais.

Antes de iniciar qualquer avaliação de habilidades socioemocionais ocorre a fase define, para conhecimento do contexto do trabalho realizado e levantamento de necessidades do cliente e da empresa.

O coaching sistêmico envolve grupos de trabalho na promoção de habilidades interpessoais de IE
Six Sigma inspira método de trabalho da Conexão IE

Durante a fase measure são aplicados assessments de avaliação de habilidades emocionais, conforme contexto de trabalho. Os mais utilizados são:

  • MSCEIT (quociente emocional),

  • ESAP (habilidades IE para Líderes),

  • SaSAP (IE em Vendas),

  • SeSAP (IE em Serviços),

  • MEP (Excelência Pessoal),

  • ISE (Influência),

  • KOLB (Estilos de Aprendizado),

  • ESCI (Competências socioemocionais); 

Na fase analyze todas as informações coletadas são analisadas em conjunto com o cliente e é definido o plano de desenvolvimento individual ou da equipe, no caso de coaching sistêmico. A implementação do plano se dá na fase de improve, quando são realizadas atividades de desenvolvimento, com sessões individuais, coletivas e workshops breves, a depender da configuração do trabalho.  Após o ciclo de desenvolvimento é prevista uma fase control para entendimento do aprendizado acumulado e conhecimento do novo contexto de trabalho do cliente.

 

A experiência acumulada da Conexão IE na metodologia DMAIC trouxe uma compreensão acurada de como realizar o desenvolvimento socioemocional nas organizações, de forma a promover um espaço de bem-estar e harmonia nos relacionamentos de trabalho.

Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil.                                                        --Aristóteles

Acompanhe o resumo das 5 etapas do método DMAIC, aplicado na Conexão IE ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais:

DEFINE

No início do processo de desenvolvimento de IE são conhecidas as necessidades e expectativas do cliente e organização envolvida, apontando-se as diferentes possibilidades de intervenção. 

measure

De forma a diagnosticar as forças e possibilidades de desenvolvimento emocional são aplicados assessments de IE específicos ao contexto

analyze

Com base no resultado do assessment de IE, é definido o foco de desenvolvimento e proposto plano de trabalho, em acordo com a agenda e disponibilidade do cliente.

IMPROVE

Considerando-se o plano de trabalho, são realizadas as ações de desenvolvimento, a partir de treinamento, coaching ou ações combinadas de trabalho intra e interpessoal. 

CONTROL

Algumas semanas após a finalização de atividades são realizadas reuniões de aprendizado, para avaliar os resultados e propor possíveis desdobramentos para novos ciclos de desenvolvimento. 

©  2020 por Conexão IE. 

Tel: 51-3207-9084

Whats: 51 98219.1568

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone LinkedIn