Estive na semana que passou no Gramado Summit. É impressionante ainda para mim a quantidade de Startups que comparecem a esses eventos vendendo suas ideias e buscando investidores. Aqui também havia um palco em que as startups apresentavam suas propostas em busca de patrocínio e oportunidades de incubação.
Todos se preparam para o momento do PITCH. Esses 10 minutos em que os participantes treinam seus discursos para brilharem. Ok, já sabemos a importância desse momento e há muitos treinamentos estilo “Shark Tank” em que preparam as startups para o desafio. Suponha que uma empresa seja bem-sucedida. A questão que proponho é: e a partir daí?
O PITCH é só um início de namoro. Uma etapa inicial em um relacionamento que geralmente será muito difícil, porque uma das empresas ainda está se estruturando e a que acolhe a startup tem as suas necessidades e resistências internas, tempo escasso, aversão ao risco, foco em resultados imediatos e tudo o mais que pode deixar o relacionamento com uma empresa pouco estruturada complicado.
Guardadas as proporções, essa também é a realidade do desenvolvimento de novos clientes em relações B2B. Após conseguirmos apresentar uma proposta inicial, uma grande jornada pode ser iniciada até se consolidar o relacionamento: além da questão qualidade – preço – prazo, como as negociações podem ser demoradas, novas especificações podem ser definidas, profissionais que estavam à frente do processo podem ser trocados, necessidades de mercado se modificam, novas opções tecnológicas surgem… nem sempre é simples e fácil.
O tempo associado a esses processos de relacionamento e suas dificuldades podem levar à frustração, desengajamento, conflitos mal gerenciados e à perda de oportunidades. Tenho experiências próprias em relações B2B e B2G em que negociações podem levar mais de um ano até e missão da primeira nota fiscal e seu que o cenário pode ser mais complicado ainda que esse.
Existe um conjunto de competências socioemocionais que pode auxiliar as empresas nesse desafio. Destinado a apoiar processos de desenvolvimento de habilidades emocionais aplicadas às vendas e gestão do relacionamento com clientes, o EITRI definiu um conjunto de habilidades indicado a indivíduos ou equipes que desejam melhorar sua performance em processos de vendas e relacionamento com clientes.
O SaSAP – Sales Assessment Process – é um instrumento de avaliação positiva, desenvolvido pelos pesquisadores Nelson, & Low (2011), do Emotional Intelligence for Training & Research Institute. No Brasil, é aplicado pela Conexão IE. É recomendado a quem deseja desenvolver capacidades que permitam trazer harmonia entre as crenças pessoais, o modo de pensar, sentir e agir, assim obtendo relações mais produtivas e melhores resultados na convivência com os colegas e nos resultados do negócio. O instrumento é baseado em 11 habilidades que contribuem para atingir a excelência em vendas, organizadas aspectos intra e interpessoais.
A jornada de aprendizado ideal inclui avaliação das habilidades e desenho de um workshop específico para a equipe de vendas, focado em aproveitar ao máximo as forças existentes e aprimorar habilidades necessárias em relação a esse conjunto de habilidades. Melhor preparadas emocionalmente, as equipes terão melhores condições de surfar pelos desafios e estabelecer relacionamentos de mercado que gerem ganhos mútuos.
Isso vale para startups, para empresas já estabelecidas e até mesmo empresas que usam a estratégia de desenvolver redes de startups para sustentar suas necessidades de inovação.
Publicado originalmente no LinkedIn por Marcelo do Carmo
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |